quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cuidados e Dicas para Cabelos Brancos e Prateados (E Platinados)

Já falei aqui que meu cabelo é branco/prateado.
Digo isso porque é impossível manter uma cor 100% uniforme, então o meu cabelo tem luzes prateadas.
Por que não dá pra ter o cabelo uniforme?
Bom, o meu cabelo era roxo e pra passar pra branco/prateado levou mais de um ano. Não é uma tarefa fácil. Você vai perder cabelo, vai ter cabelo seco, vai ter que gastar dinheiro. Vai fazer luzes, descolorir, mais luzes, mais tinta, descolorir de novo e assim vai.
Não falo isso para que você desista, mas falo para que você tenha consciência de que não é descolorir, pintar e deixar assim. Tem que tratar constantemente.

Algumas dicas para quem não se desanimou:
  • Não tenha pressa. A pressa é inimiga da perfeição, e tive que aprender isso da pior maneira. Sofri cortes químicos (sim, quando seu cabelo quebra e cai como se tivesse sido cortado) e eu sempre achava que não estava branco o suficiente.
  • Cuide do seu cabelo. Tenha tempo para cuidar dele. 
  • Não lave o cabelo todo dia. Caso seu cabelo fique oleoso (o que é difícil se você descolore), use shampoo a seco. Lave dia sim, dia não, ou a cada dois dias. 
  • Invista em produtos bons. Nem sempre são produtos caros, nem sempre são produtos baratos. Vou dar algumas dicas de produtos para cabelos danificados.
  • Lave o cabelo somente 3 dias após a descoloração/tintura. Tente não amarrá-lo também. 
  • Use óleos e reparadores de pontas. Mas cuidado: o moroccanoil original escurece e amarela o cabelo. Há duas versões: a original e a versão light, apropriada para loiras. Light é para LOIRAS, não para cabelo prateado/branco, então vai amarelar do mesmo jeito.
  • Use shampoo violeta com frequência para manter a cor, mas lembre-se de que ele resseca muito. Logo, o seu condicionador será uma máscara de tratamento, como a Ju recomenda.
  • Confie no seu cabeleireiro. Procure um profissional que saiba o que faz e que use produtos maravilhosos. Recomendo Redken, Joico e Keune. Pode me chamar de preconceituosa, mas não acho que tenha produtos nacionais bons para esse tipo de procedimento. 
  • Não faça isso em casa. Você não é cabeleireiro/a. Você não sabe como proteger o fio. Você não tem acesso a produtos profissionais.
  • Escolha entre ter o cabelo platinado/branco/prateado ou fazer babyliss, chapinha e progressiva. Seu cabelo não aguenta tanta química, mesmo que alguns profissionais digam que a progressiva deles "sela" a cutícula dos fios. 
  • Seu cabelo vai quebrar, tenha isso em mente. Não vai quebrar todo, mas esse tipo de química arrebenta os fios. Não digo que isso vá acontecer na primeira vez, talvez demore. Mas eu tenho cabelo prateado há dois anos e sim, ele quebra. 
  • A moça da lojinha de cosméticos não entende de cabelos. Elas geralmente tentam te vender o que dá mais comissão pra elas.
  • Converse com pessoas que têm cabelos da cor que você quer. Só estas pessoas sabem pelo que você vai passar e podem ajudar.
  • Cada cabelo é um cabelo. Talvez você seja loira e seu cabelo demore para descolorir, talvez você seja morena e descolora os fios em 30min. Depende a pessoa, depende o clima. Se o tempo está quente, o descolorante age mais rápido.
  • Não espere muito para fazer o retoque de raiz. O cabelo mais perto do couro cabeludo descolore mais rápido por causa do calor da sua cabeça, então a cor ficará desparelha se você esperar ter uma raiz de 5cm.  Porém, não descolora todo mês. O ideal é a cada 2 ou 3 meses. 

Produtos que eu recomendo:

 - Pré-Shampoos e Antiresíduos:
  • Pré Shampoo Purificante Nativa Spa de O Boticário - R$15,99
  • Shampoo Limpeza Profunda com Hortelã da Natura Plant - R$10,90
- Shampoos:
 - Máscaras de Tratamento (uso como se fosse condicionador, em todas as lavagens):
- Leave-In e Reparadores:
  • Selador de Pontas com Quinoa da Natura Plant - R$15,20
  • Nativa SPA Reparador de Pontas Equilíbrio dos Fios Blueberry de O Boticário - R$19,99
  • Nativa SPA Creme sem Enxágue Revitalizante Equilíbrio dos Fios Blueberryde O Boticário - R$19,99
  • Condicionador Spray Bifasico Ultimate Repair da Gliss Kur - R$24,99
  • Creme Noturno com Quinoa da Natura Plant - R$19,80
- Shampoos Violeta:
  •  Yellow Off da Yenzah - R$21,90
  • Color Endure Violet da Joico - aproximadamente R$80 no Brasil e $12 nos Estados Unidos
  • Shimmer Lights Blonde & Silver da Clairol - $9 nos Estados Unidos
- Manutenção da Cor:
  • Keraton Hard Colors cor Polar Ice da Kert - R$35
  • Supéria Color Prata da Amend - R$25
 Para a manutenção, depois de 5 dias do procedimento no cabeleireiro, eu passo Keraton Hard Colors em todo o cabelo, começando pela raiz. Depois da raiz toda feita, eu passo o que sobrou da tinta no resto do cabelo. Meu cabelo está na metade das costas e uso 2 tubos nele, porque tenho bastante cabelo. A tinta não é diluível e eu deixo 40min no cabelo.
Quando a cor começa a ficar menos prateada, eu mistura duas colheres do Supéria em 5 colheres de creme de tratamento e passo no cabelo, começando na raiz também. Não deixe mais de 10min pois ele pode "chumbar" o cabelo, que é quando o cabelo fica CINZA ao invés de prateado. Se você tem medo que isso aconteça, use somente uma colher do Supéria.


Além de todos esses produtos e alguns outros que eu uso, faço receitas caseiras do blog Produtos de Beleza. A Juliana tem muito conhecimento sobre o que devemos ou não colocar nos cabelos, leitura recomendada.

Estou devendo algumas fotos do meu cabelo, mas como descolori há poucos dias, preciso cuidar dele antes de tirar fotos, pois ele fica muito seco pós descoloração. A foto abaixo é do ano passado, tirada da webcam, mas dá pra ver que ele é bem branquinho:



Se tiver dúvidas e perguntas, deixe um comentário (:






Nenhum comentário:

Postar um comentário